
Operação Hércules: 8 são presos e arma, drogas e dinheiro são apreendidos em Mariluz
A ação policial teve como objetivo combater os crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Mariluz


A Operação Hércules V resultou na prisão de 8 pessoas, além da apreensão de drogas, arma, dinheiro e celulares nesta quarta-feira (3) no município de Mariluz. A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 17ª Delegacia Regional (17ª DRP) de Cruzeiro do Oeste, comandou os trabalhos. Equipes da Polícia Militar (PM) e da Força Nacional de Segurança também participaram.
A 5ª fase da Operação Hércules teve como objetivo combater os crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Mariluz, cidade localizada na região de Umuarama.
De acordo com o delegado Leonardo Queiroz, responsável pela 17ª DRP, as equipes receberam a incumbência de cumprir 7 ordens judiciais. A Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Oeste expediu os mandados, sendo 6 de busca e apreensão e 1 de prisão preventiva.
Queiroz explica que as investigações que culminaram na Operação Hércules V estão relacionadas a um homicídio que ocorreu na noite de 20 de julho de 2025, em Mariluz. Na ocasião, C.S. de S., 26 anos estava portando uma ama de fogo e fez diversos disparos contra um adolescente de 17 anos. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Há inclusive um vídeo que mostra o momento do homicídio (veja aqui).
O delegado conta que C.S. de S., apontado como executor do crime, possuía mandado de prisão em aberto. Ele tinha fugido da Penitenciária de Cascavel, onde cumpria pena por furto e roubo. Porém, dois dias após o homicídio em Mariluz, a PM o prendeu em Umuarama, quando se deslocava em um veículo de cor prata.
Mandante do crime
As diligências investigativas apontaram ainda para o envolvimento de R. da S. O., 22 anos. A PCPR indica que ele seria o mandante do crime. A princípio, a motivação foi a disputa pelo controle do tráfico de drogas na região. Nesta quarta-feira as forças policiais prenderam o investigado preventivamente. Ele estava em sua residência e agora permenece na carceragem à disposição da Justiça.
Além disso, Queiroz divulgou que, durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais prenderam outras 7 pessoas em flagrante. São 6 homens e 1 mulher. Do total, 6 foram autuados por tráfico de drogas e um por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Resultados da Operação Hércules V
Dessa forma, a 5ª fase da Operação Hércules, em Mariluz, resultou na prisão de 8 pessoas, sendo um homem o suposto mandante do homicídio e os demais por tráfico ou posse irregular de arma. E, ainda, a PCPR divulgou que no decorrer da operação ocorreram as apreensões dos seguintes itens:
– 3 quilos de maconha;
– 107 gramas de crack (valor aproximado);
– 32 gramas de cocaína;
– Espingarda calibre .32;
– Balança de precisão;
– Aparelhos celulares;
– Mais de R$ 6 mil em espécie.
Por fim, Queiroz informa que a Operação Hércules é fruto de investigação contínua e que ocorreu de forma integrada. “Reafirmando o compromisso da Polícia Civil do Paraná com a defesa da vida, o enfrentamento ao crime organizado e a proteção da sociedade”, finaliza o delegado.
(Informações: PCPR)