
Azul em Umuarama: voos com ATR para 70 passageiros estão longe de decolar
investimento milionário foi feito no aeroporto Orlando de Carvalho para a operação de um avião do porte do ATR 72-600, para 70 passageiros


Há um grande ceticismo em torno das operações da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, com o avião ATR 72-600. A descrença aumentou depois que a empresa anunciou o cancelamento das atividades em Ponta Grossa, a partir de 10 de março próximo. No total, 15 rotas serão canceladas.
A companhia opera em Umuarama com o Cessna Grand Caravan. As atividades com a aeronave de pequeno porte, para até nove passageiros, foram iniciadas em janeiro de 2022.
Atualmente, os voos acontecem três vezes por semana (segundas, quartas e sextas), conectando a cidade a Curitiba, de onde é possível fazer dezenas de conexões nacionais e internacionais. O avião sempre decola e aterrissa com a maioria dos assentos preenchidos.
Investimentos no Orlando de Carvalho
Um investimento milionário (calcula-se algo em torno de R$ 10 milhões) foi feito no Orlando de Carvalho para a operação de um avião do porte do ATR 72-600, que leva até 70 pessoas (mais tripulação).
Depois de quase cinco anos de mexe aqui, muda ali, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) finalmente certificou o aeródromo para voos de médio porte, exatamente como exigia a Azul. Só o sistema de iluminação nas duas cabeceiras da pista custou mais de R$ 2 milhões.
Prefeito vai cobrar a Azul
Está no radar do prefeito Fernando Scanavaca uma reunião com a diretoria da Azul, em Campinas, para saber se os planos de expansão da empresa em Umuarama estão mantidos. “Vamos cobrar uma definição, porque tudo o que foi pedido em investimento, e até mais, foi cumprido pelo poder público. E tem também o compromisso que foi assumido perante o governo do Estado”, disse.
Fusão Azul-Gol
A realidade na Azul, hoje, é bem diferente. A empresa busca uma fusão com a Gol, sua principal concorrente. O processo deve ser concluído dentro de 12 meses, conforme anunciou nesta quinta-feira (6) o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Empresas em vias de fusão costumam rever investimentos para se tornarem mais viáveis, fazendo mais com menos, para terem melhor valor de mercado. Não há nenhuma certeza de que a companhia terá lucro na operação em Umuarama.
É fato que o Cessna Grand Caravan costuma sair lotado nos dias de itinerário, mas também é verdade que, em épocas de baixa procura, o preço das passagens cai drasticamente. Há pouco tempo era possível comprar passagem para Curitiba por pouco mais de R$ 200. Algo raro, mas existente.
Razões para as suspensões de voos da Azul
Por A mais B, a Azul tem mostrado que está diminuindo a velocidade das operações. Os anúncios de cancelamentos de rotas são maiores que os de implantações. Ponta Grossa, no Paraná, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, acabam de ser um exemplo disso. Nessas duas cidades, os voos também são pelo ATR-72-600.
Em nota, a Azul explicou que a reestruturação faz parte de um processo regular de ajustes conforme as demandas de mercado. A empresa garantiu suporte aos clientes impactados, respeitando a Resolução 400 da Anac, que assegura os direitos dos passageiros em casos de cancelamentos.
Novas oportunidades em Rondônia
Simultaneamente aos cortes, a Azul lançará novas rotas para Vilhena e Ji-Paraná, em Rondônia, também a partir de 10 de março. Segundo a empresa, esta mudança reflete uma estratégia de otimização, redirecionando sua frota para rotas com maior demanda para melhor alocação de recursos.
Resposta da Azul sobre Umuarama
OBemdito tenta contato com a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas para saber sobre os planos da companhia para Umuarama.